Psicometria
da Percepção
e da Subjetividade

academy softskills

 

Detalhar a Percepção de uma ou mais pessoas:

para o 360°,
para fazer um balanço das forças envolvidas,
para definir uma meta, um estado desejado,
para reunir solicitações de forma harmoniosa,
e muito mais.

Tanto na Personalidade quanto nos Comportamentos.

<strong>Psicometria<br>Perceptiva</strong>

Psicometria
Perceptiva


Detalhar a Percepção subjetiva de uma pessoa ou de um grupo é uma importante ferramenta que leva as pessoas em consideração.

Em estratégias operacionais, estabelecer o cenário atual, para depois definir um estado futuro, constrói as bases de um plano de ação concreto.

Nos processos típicos de RH, como o 360, reunir harmoniosamente as solicitações de forma orientada e fazê-lo sem julgamento ou opinião garante o sucesso.

Na definição de Soft Skills específicas, essa Psicometria é a ferramenta fácil que torna essas Soft Skills comportamentais concretas.


Graças à Intelli7®, você pode coletar de forma útil e apurada
o que as pessoas pensam, experienciam ou consideram.

Ao detalhar tudo isso,
por um lado, você as valoriza ao levar suas opiniões em consideração,
e, por outro, dispõe da Inteligência delas.

dominique proudhon
<span style='font-size:1rem;'><strong>DOMINIQUE PROUDHON, Ph.D.</strong></span><br>Nîmes - França<br><a style='font-size:0.7rem; text-transform: lowercase; text-decoration:underline' href='' target='_blank'>+33 617 571 873</a>

DOMINIQUE PROUDHON, Ph.D.
Nîmes - França
+33 617 571 873


Mediador, coach, professor (francês/inglês)

Minha atividade consiste em otimizar as colaborações: acompanho indivíduos, pares e equipes no desenvolvimento da confiança mútua, na eficiência das trocas operacionais e na qualidade da tomada de decisões.

Uso Intelli7 em três áreas principais:

  • Prever áreas de tensão na construção de parcerias ou equipes.
  • Resolução de conflitos interpessoais.
  • Feedback 360°.

Intelli7 é uma ferramenta de escolha: essa abordagem única me faz perceber com clareza o mundo do meu cliente para acompanhá-lo melhor. Ela me fornece uma estrutura sólida para explorar reações, prioridades e impacto em termos de resultados.

Graças à Intelli7, economizo um tempo precioso indo direto ao cerne da dinâmica interna em jogo em uma determinada situação.

AIntelli7 também me auxilia identificar claramente as áreas de divergência e mal-entendidos/frustração entre dois indivíduos, dentro de um Comitê de Direção ou em relação à própria equipe.

Meus clientes gostam em espeical do fato de obterem clareza sobre a maneira como funcionam, de poderem identificar com precisão os reflexos comportamentais que os colocam em dificuldade em um determinado contexto (e de desenvolverem medidas reparativas adequadas) e, no caso do 360°, de terem um feedback externo objetivo sobre como seus comportamentos afetam o desempenho de suas equipes/empresa/clientes.

É um acelerador de tomada de consciência e do poder de ação, um mapa de como as pessoas funcionam que nos permite ir direto ao ponto e criar soluções onde haja discrepâncias nas relações.


puceMinhas referênciass:
Aguettant, Airbus, Bollhoff Otalu, CEA, CJD, Conselho da Europa, Emerjean, Green Development Products, ESRF, Kenzo, SNCF, Sofradir, Symrise, Sorbonne Université, ST Microelectronic...

regis de charette
<span style='font-size:1rem;'><strong>Régis de Charette</strong></span><br>COS-FI, Aix en Provence<br><a style='font-size:0.7rem; text-transform: lowercase; text-decoration:underline' href='https://www.formation-intelligencecollective.com' target='_blank'>www.formation-intelligencecollective.com</a>

Régis de Charette
COS-FI, Aix en Provence
www.formation-intelligencecollective.com


Facilitador de Inteligência Coletiva, formador, supervisor

Formação

Utilizo Intelli7 desde 2014 para acompanhamento individual e coletivo, e gosto muito das muitas possibilidades da abordagem e da noção ampla de Dinâmica.

Considerando as preferências comportamentais dos indivíduos e as do grupo, permito que todos projetem seus talentos dentro da estrutura de trabalho do grupo. Essas percepções revelam ao grupo pessoas em zonas de conforto, talentos subutilizados, pessoas em estado de superadaptação, bem como evasões coletivas.

Isso permite que as pessoas regulem rapidamente suas relações dentro do grupo e fornece uma estrutura objetiva para expressar preferências, comunicar-se melhor com o outro, fazer as perguntas certas e evitar mal-entendidos que muitas vezes não passam de um me expressei mal.

Dentro do grupo, esse trabalho duplo sobre relações e preferências garante o dinamismo da equipe em um curto espaço de tempo, facilitando muito o trabalho de treinamento, que pode então ser direcionado para desbloquear a energia e estimular a movimentação

Avaliação gerencial

A avaliação gerencial permite que gerentes experientes em desenvolvimento de carreira refinem, reposicionem e confirmem seu projeto profissional, projetando competências comportamentais, além das habilidades técnicas, tratadas em outro lugar (avaliação de habilidades, por exemplo).

Nesta avaliação, as pessoas são levadas a definir seu próprio estilo de gerenciamento. Elas se baseiam em suas preferências comportamentais e podem contextualizar melhor suas Soft Skills.

Em pares, as pessoas podem conversar sobre seus comportamentos e se conscientizar das diferentes formas de reagir em uma determinada situação, compartilhando os resultados.

Em seguida, elas são levadas a trabalhar na percepção dos comportamentos mais adequados para um ou mais cargos previstos. Essas percepções são comparadas com as percepções de um painel escolhido por elas, composto por superiores hierárquicos, RH, colegas...

A comparação de suas preferências comportamentais e das percepções dos cargos cria naturalmente um quadro de contrastes que, após análise, permite a implementação de um plano de ação adaptado.


puceMinhas referências:
INRA, CNRS, universidade, Valimovia (imobiliária), STI, cidade de Marselha, CD13

Copyright Intelli7.com - 2025