Régis de Charette
COS-FI, Aix en Provence
www.formation-intelligencecollective.com
Facilitador de Inteligência Coletiva, formador, supervisor
Formação
Utilizo Intelli7 desde 2014 para acompanhamento individual e coletivo, e gosto muito das muitas possibilidades da abordagem e da noção ampla de Dinâmica.
Considerando as preferências comportamentais dos indivíduos e as do grupo, permito que todos projetem seus talentos dentro da estrutura de trabalho do grupo. Essas percepções revelam ao grupo pessoas em zonas de conforto, talentos subutilizados, pessoas em estado de superadaptação, bem como evasões coletivas.
Isso permite que as pessoas regulem rapidamente suas relações dentro do grupo e fornece uma estrutura objetiva para expressar preferências, comunicar-se melhor com o outro, fazer as perguntas certas e evitar mal-entendidos que muitas vezes não passam de um me expressei mal.
Dentro do grupo, esse trabalho duplo sobre relações e preferências garante o dinamismo da equipe em um curto espaço de tempo, facilitando muito o trabalho de treinamento, que pode então ser direcionado para desbloquear a energia e estimular a movimentação
Avaliação gerencial
A avaliação gerencial permite que gerentes experientes em desenvolvimento de carreira refinem, reposicionem e confirmem seu projeto profissional, projetando competências comportamentais, além das habilidades técnicas, tratadas em outro lugar (avaliação de habilidades, por exemplo).
Nesta avaliação, as pessoas são levadas a definir seu próprio estilo de gerenciamento. Elas se baseiam em suas preferências comportamentais e podem contextualizar melhor suas Soft Skills.
Em pares, as pessoas podem conversar sobre seus comportamentos e se conscientizar das diferentes formas de reagir em uma determinada situação, compartilhando os resultados.
Em seguida, elas são levadas a trabalhar na percepção dos comportamentos mais adequados para um ou mais cargos previstos. Essas percepções são comparadas com as percepções de um painel escolhido por elas, composto por superiores hierárquicos, RH, colegas...
A comparação de suas preferências comportamentais e das percepções dos cargos cria naturalmente um quadro de contrastes que, após análise, permite a implementação de um plano de ação adaptado.
Minhas referências:
INRA, CNRS, universidade, Valimovia (imobiliária), STI, cidade de Marselha, CD13