Psicometria
de grupos
e equipes

academy softskills

 

Intelli7® estuda e antecipa
o funcionamento de grupos e equipes.

A Cultura aprofunda esses estudos.

Trazer à tona as contribuições de cada pessoa para o grupo também amplia as possibilidades de ação.

<strong>Psicometria<br>Equipe</strong>

Psicometria
Equipe


A Psicometria de grupos e equipes é idêntica à Psicometria Individual, só que mais extensa. Inclui:

  • Dinâmica (inventário de comportamentos de atração e rejeição),
  • Drivers,
  • Soft Skills,
  • E muito mais.

Um dos extras está na restituição da Cultura dos grupos.

Esse estudo é particularmente interessante para entender melhor os valores que são compartilhados pela equipe. Esse aprendizado também é inestimável na comunicação.

As comparações de Cultura entre grupos (por exemplo, entre departamentos ou até mesmo entre matriz e filial) colocam palavras simples em funcionamentos recorrentes.


A Personalidade Dinâmica das equipes é inestimável para entender o que o grupo implementará de bom grado e o que rejeitará.

De modo geral, a Personalidade é ideal para a Compreensão.

Em seguida, vêm os Comportamentos (Dinâmicos também)
que assumem todo o seu significado para Agir, com precisão.

No caso das Equipes, eles também possibilitam a atribuição de papéis, logicamente, a partir de um rol de recursos que é detalhado.

Assim, entramos nos processos de Inteligência Coletiva.

colette gevers
<span style='font-size:1rem;'><strong>Colette Gevers</strong></span><br>SALON DE PROVENCE - França<br><a style='font-size:0.7rem; text-transform: lowercase; text-decoration:underline' href='https://goelette.co' target='_blank'>goelette.co</a>

Colette Gevers
SALON DE PROVENCE - França
goelette.co


Facilitadora de colaboração e transformação - Inteligência coletiva e coach profissional

Aprecio a flexibilidade e a delicadeza da intelli7, a ferramenta não nos coloca em caixas, mas nos capacita a fazer melhor uso de nossos recursos, de uma forma muito concreta e mais consciente. Desde 2018, Intelli7 vem enriquecendo meu trabalho de coach em grupos e individualmente.

Quando trabalho com grupos, exploramos juntos o mapeamento e a cultura da equipe. Nós fazemos a relação com seus problemas e seu funcionamento habitual: quais são suas bases e seus empecilhos, suas deficiências, as estratégias alternativas possíveis.

Gradualmente, a equipe assimila um vocabulário comum que a ajuda a tomar distância em relação aos comportamentos, de forma tranquila e construtiva.

Identificamos as sinergias a serem desenvolvidas, esses recursos fundamentais que estão presentes em alguns e que hoje são subutilizados; um de meus clientes constatou que seu Comitê de Direção havia se dado conta de seu potencial criativo.

Em uma segunda fase, as devolutivas individuais ou em pares de perfis diferentes nos permitem ir mais longe.


puceMinhas referências:
ArcelorMittal, Advitam, Canton de Genève, INRAE, thecamp, RATP, SANOFI, SNCF, Verre et Transparence, VYV

.
regis de charette
<span style='font-size:1rem;'><strong>Régis de Charette</strong></span><br>COS-FI, Aix en Provence<br><a style='font-size:0.7rem; text-transform: lowercase; text-decoration:underline' href='https://www.formation-intelligencecollective.com' target='_blank'>www.formation-intelligencecollective.com</a>

Régis de Charette
COS-FI, Aix en Provence
www.formation-intelligencecollective.com


Facilitador de Inteligência Coletiva, formador, supervisor

Formação

Utilizo Intelli7 desde 2014 para acompanhamento individual e coletivo, e gosto muito das muitas possibilidades da abordagem e da noção ampla de Dinâmica.

Considerando as preferências comportamentais dos indivíduos e as do grupo, permito que todos projetem seus talentos dentro da estrutura de trabalho do grupo. Essas percepções revelam ao grupo pessoas em zonas de conforto, talentos subutilizados, pessoas em estado de superadaptação, bem como evasões coletivas.

Isso permite que as pessoas regulem rapidamente suas relações dentro do grupo e fornece uma estrutura objetiva para expressar preferências, comunicar-se melhor com o outro, fazer as perguntas certas e evitar mal-entendidos que muitas vezes não passam de um me expressei mal.

Dentro do grupo, esse trabalho duplo sobre relações e preferências garante o dinamismo da equipe em um curto espaço de tempo, facilitando muito o trabalho de treinamento, que pode então ser direcionado para desbloquear a energia e estimular a movimentação

Avaliação gerencial

A avaliação gerencial permite que gerentes experientes em desenvolvimento de carreira refinem, reposicionem e confirmem seu projeto profissional, projetando competências comportamentais, além das habilidades técnicas, tratadas em outro lugar (avaliação de habilidades, por exemplo).

Nesta avaliação, as pessoas são levadas a definir seu próprio estilo de gerenciamento. Elas se baseiam em suas preferências comportamentais e podem contextualizar melhor suas Soft Skills.

Em pares, as pessoas podem conversar sobre seus comportamentos e se conscientizar das diferentes formas de reagir em uma determinada situação, compartilhando os resultados.

Em seguida, elas são levadas a trabalhar na percepção dos comportamentos mais adequados para um ou mais cargos previstos. Essas percepções são comparadas com as percepções de um painel escolhido por elas, composto por superiores hierárquicos, RH, colegas...

A comparação de suas preferências comportamentais e das percepções dos cargos cria naturalmente um quadro de contrastes que, após análise, permite a implementação de um plano de ação adaptado.


puceMinhas referências:
INRA, CNRS, universidade, Valimovia (imobiliária), STI, cidade de Marselha, CD13

Copyright Intelli7.com - 2026